terça-feira, 13 de novembro de 2012

II Festival do Acordeon- a festa da gaita em São Francisco de Paula


A união da música e da tradição em um só evento


Uma festa de tradição aconteceu neste último domingo, 11, no CTG Rodeio Serrano em São Francisco de Paula. Foi o II Festival do Acordeon, evento promovido pela Associação dos Acordeonistas dos Campos de Cima da Serra, que reuniu diversos admiradores deste instrumento, gaiteiros e visitantes.
A programação iniciou às 9h com uma mateada de integração, ao mesmo tempo que algumas marcas de acordões expunham e disponibilizavam suas gaitas para demonstração e comércio. Quem passou por ali também pode conhecer a exposição permanente do Memorial do Acordeon, que reúne um pouco da história e dos que fizeram a história desse instrumento no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.  Ao meio dia, enquanto os gaiteiros continuavam um entrevero de sons nos preparativos para o concurso, foi servido o almoço feito pelo CTG. Enquanto alguns almoçavam, por todos os lados o que se via eram gaiteiros ensaindo as últimas notas e acertando todos os detalhes, para logo em seguida subirem ao palco.

Exposição do Memorial do Acordeon mostrou um pouca da história do instrumento

A partir das 13h30min os concorrentes iniciaram suas apresentações nos concursos de Gaita Piano categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Aberta. Compondo a comissão julgadora, três grandes gaiteiros avaliaram os competidores, foram eles: Manoel Volme Marques, Clodoveu Sgarbi de Lima e Luiz quadros de Lima.
Da esquerda para direita: Luiz Quadros de Lima (júri), Assis Tadeu Barbosa Velho, Patrão do CTG Rodeio Serrano, Israel Da Sois, Presidente da Associação dos Acordeonistas, Manoel Volme Marques (júri) e Clodoveu Sgarbi de Lima (júri)

Na Modalidade Mirim (até 10 anos) o vencedor foi Flamarion Fagundes Pinto, o 2º lugar ficou com Vicente Augusto Tonello, ambos representantes do CTG Rodeio Serrano, nessa categoria não houve 3º lugar. Na Modalidade Juvenil (11 até 16 anos) o 1º lugar ficou com Alison Machado, representando o distrito de São Francisco de Paula, Lajeado Gande. O 2º lugar foi para Rafael Gonçalvez representando o CTG Patrulha do Oeste de Uruguaiana e o 3º lugar ficou com Ubiratan Reis, do CTG Rodeio Serrano. Na Modalidade Adulto só houve premiação para o 1º lugar, que pelo segundo ano consecutivo ficou com Lucas Zimermann Ferreira, da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande de Novo Hamburgo.
Encerrada a primeira parte dos concursos por idade, os concorrentes executaram outras cançãos, podendo participar qualquer idade e tocar qualquer ritmo. Após as execuções, a Categoria Aberta premiou os seguintes participantes: 3º lugar foi de novo para Rafael Gonçalvez. O 2º lugar para Petiça Preta, representante da gaita botoneira, e conquistando o Bi, novamente, pelo segundo ano consecutivo, Lucas Zimermann Ferreira levou para Sociedade Gaúcha de Lomba Grande o troféu de 1º lugar e o valor de R$300,00 (trezentos reais). O 2º e 3º lugares dessa categoria, além de troféus receberam cada um a quantia de R$100,00 (cem reais). As demais modalidades foram premiadas com troféus.
Ao témino dos concursos iniciou o show Acordeon Sem Fronteira do músico Israel Da Sois cuja proposta foi mostrar a universalidade deste instrumento, apresentando canções de diversos ritmos e estilos. Sambas, choros, Bossa Nova, polcas, chamamés, milongas, bugios, tangos, MPB entre outros ritmos.
Acordeon sem Fronteiras: a universalidade do instrumento numa mistura ousada de ritmos

 Depois do show ocorreu o sorteio das rifas e a bailanta com o grupo Estampa de Galpão. 

Grupo Estampa de Galpão fez bonito na bailanta do II Festival

Confira os vencedores de cada categoria: 

Categoria Mirim 



1º Lugar: Flamarion Fagundes Pinto- Crédito: Sílvio Dutra





2º Lugar: Vicente Augusto Tonello
Categoria Juvenil

1º Lugar: Alison Machado



2º Lugar: Rafael Gonçalvez
3º Lugar: Ubiratan Reis

 Categoria Adulto

1º Lugar: Lucas Zimermann Ferreira
 Categoria Aberta

1º Lugar: Lucas Zimermann

2º Lugar: Petiça Preta


3º Lugar: Rafael Gonçalvez
Gaiteiros vencedores e homenageados
Tocando São Chico, Terra Boa os gaiteiros se juntaram no palco para celebrar a tradição e enaltecer essa terra tão querida
Pampiana Acordeões marcou presença no evento
Ninho das Gaitas de Dois Irmãos- RS não ficou de fora do II Festival do Acordeon

Texto e fotos: Karine Klein/ Assessoria de Comunicação

3 comentários: